DICAS para PROTEGER sua privacidade

Recentemente assisti dois documentários pela Netflix que falam como as empresas estão trabalhando, para a mineração de dados dos usuários na internet e fora da internet, captando o máximo de informações sobre você:

Na série A Era dos dados (Connected), Episódio 1, Fala de Monitoramento.

Hoje já existe sistemas, a qual eles mostram usando em porcos, a qual eles identificam a face e tambem os gestos de feliciade, dores, etc.

Depois eles fazem a mesma mostra, do sistema de monitoramento por câmeras da China.

Através deste tipo de monitoramento, além de reconhecer você, eles detectam toda sua ficha, seu estado emocional e guardam todas as informações sobre você em banco de dados, que pode ser muito bem vendido para empresas.

No episódio 2, Falam de Informações contidas no Cocô, isto mesmo, toda informação genética, o que comeu, o que bébe, drogas, estão presentes no cocô.  Mostram que acharam um cocô de 50.000 anos, conseguiram rastrear o perfil da pessoal.

O Cocô esta presente também na água, nos rios, oceanos, ao mesmo tempo que isto infecta as aguas, mas através tambem deste mesmo cocô, podem obter informações de hábitos da população, por exemplo, em Londres, conseguiram detectar, quais dias a agua sofre mais com o cocô com uso de drogas.

Neste 2 episódios, fica bem claro, mesmo voce não estando na internet, suas informações são captadas.

Outro vídeo muito falado nos ultimos meses, foi o Documentário tambem pelo Netflix chamado: O Dilema das Redes, a qual ex-funcionários(as) de diversas empresas, tais como: Google, Facebook, Twitter, Pinterest e o relato de uma usuaria do Tinder.

Os ex-funcuionarios, que acreditavam até um certo ponto na filosofia da tecnologia, do progresso, mas que depois descobriram os malificios da armazenagem dos dados, informações a qual estão sendo coletadas do usuario e como o destino deste dados estão mudando o comportamento das pessoas, manipulando e até inflenciando em campanhas.

Eles até usam a expressão:

Se você não paga por um produto, você é o produto.

Muitas pessoas ao se cadastrarem nas redes Sociais ou aplicativos, estão assinando a concessão sem nem ter lido.

Os efeitos anos após anos, podem ser devastadores.

A usuária do Tinder, descobriu que o sistema cria uma pontuação social, conforme as pessoas te são sim ou não, e eles analisam o perfil das pessoas que combinam com o seu. Ela ficou indignada e exigiu por meses os dados coletados pelo Tinder sobre ela. Depois de meses pedindo, eles resolver fornecer, um relatório de 800 páginas, com todas informações, sigulos, segredos dela. Parou agora para pensar nas suas mensagens, fotos, segredos que envia pela internet, com certeza, as empresas estão coletando tudo.

O documentário faz uma encenação, como é o jogo da timeline, como eles fazem para chamar a sua atenção, analisam o que você viu, quanto tempo você ficou ali, o que escreveu, o que curtiu e ai vem a propaganda.

E o grande problema, estamos viciados nestas ferramentas, até a moça do Tinder, mesmo sabendo de tudo, ela torna entrar.

O documentário Dilema das Redes, encerrra falando que os filhos deles não usarão celular até os 16 anos, eles não acessam mais o Google, não usam redes sociais, e mesmo assim estão na mira dos dados.

Entre diversas dicas, as mais marcantes são: Não use o Google, Desabilite as notificações do celular, Não clique em Links de recomendações do Youtube, etc.

Dicas de sites para fazer busca, estes sites falam que não coletam seus dados, e com isto não manipula a busca.

www.duckduckgo.com e www.qwant.com

Eu acessei achei bem interessante, como o resultado é bem diferente.

AS DICAS PARA SE PROTEGER, NA INTERNET E FORA DA INTERNET:

Na Internet: Fale o menos possível em redes sociais, evite até curtir posts, não clique em recomendações, limpe sempre seu navegador, use navegador no modo privativo, diminua fotos e vídeos, não fale muito sobre você.

Fora da Internet: Cuidados com os locais que você anda, se tem cameras, redes de bares, lanchonetes, etc.

Resumindo: Não existe mais privacidade, só existe o cuidado que você deve ter com sua exposição.

Meno é mais.

GOSTOU DO ARTIGO ? COMPARTILHE COM  SEUS AMIGOS e AMIGAS
Compartilhe nos Grupos da Familia, amigos, etc.

até o próximo artigo,

forte abraço

Itamar Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *